O modesto clube Mjällby, da pequena localidade de Hällevik, com pouco mais de 1.000 habitantes, conquistou o título de campeão nacional de futebol na Suécia. Em apenas uma década, a equipa passou de uma situação crítica na 3.ª divisão, onde enfrentava insolvência, para o topo do futebol sueco.
Com um orçamento reduzido e um plantel maioritariamente composto por jogadores locais, o Mjällby destacou-se ao vencer equipas tradicionalmente fortes como Malmö, Gotemburgo e Djurgårdens. Desde a sua ascensão à 1.ª divisão há cinco anos, o clube tem contado com o apoio fervoroso da sua comunidade.
⚽️ | TOM PETTERSSON!!!! 💛🖤#MjällbyAIF #Allsvenskan2025 pic.twitter.com/XDYnN4Q2eo
— Mjällby AIF (@MjallbyAIFs) October 20, 2025
Após superar dificuldades económicas em 2016, o Mjällby conseguiu subir ao primeiro escalão em 2020. Agora, a equipa está a apenas três jornadas do fim da liga, com uma vantagem de 11 pontos sobre o segundo classificado, Hammarby, e apenas uma derrota em 27 jogos.
Com esta vitória, o Mjällby garantiu também a sua participação na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, podendo tornar-se a cidade com menos habitantes a competir nesta fase da competição. A festa está marcada para o próximo domingo, no estádio Strandvallen, onde a comunidade celebrará este feito histórico.







