“As mulheres fizeram um trabalho que me permite ser mais livre na política e ultrapassar menos barreiras e por isso gosto de falar nelas”

PUBLICIDADE

“Tagarela” desde pequena, sempre gostou de ouvir e participar nas conversas dos mais velhos. Na escola, aproximou-se da política com o Parlamento dos Jovens e da JSD por causa de uma medida do Governo de António Costa que criou “rebuliço” e “revolta” na escola onde estudava. Hoje é deputada do PSD, Eva Brás Pinho é a convidada do novo episódio do Geração 90.

Nasceu em dezembro de 1999, em Lisboa. “Tagarela” desde pequena, queria estar sempre rodeada de adultos a ouvir e a participar nas conversas dos “crescidos”.

Em casa falava-se de política, com os pais sempre viu e analisou as notícias dos jornais e da televisão e à mesa discutiam-se os temas quentes do país. A ligação com a política começou no secundário, com a participação no Parlamento dos Jovens e com o PSD com a entrada na JSD, depois do Governo de António Costa ter implementado uma redução nos contratos de associação com colégios privados.

Com 21 anos foi eleita deputada municipal em Cascais, cargo que ainda hoje ocupa. Estudou Direito, mas é através da participação política que tenta lutar pelos direitos dos portugueses, principalmente das mulheres e dos jovens.

“Gosto sempre de falar das mulheres porque se fala pouco delas e naquilo que é a minha capacidade de influência e onde eu posso usar a minha voz procuro destacá-las”, explica.

É uma das vozes mais jovens da Assembleia da República e entre o trabalho, os debates e as sessões parlamentares gosta de manter a vida de uma jovem de 25 anos. “Não deixo de ter a idade que tenho, de sair à noite com amigas e de me divertir”, conta.

A deputada do PSD, Eva Brás Pinho, é a convidada do novo episódio do Geração 90.

Depois do cinema, da televisão e da moda, três áreas que Júlia Palha conhece bem, veio um novo desafio: levar a cabo uma série de conversas no formato podcast na SIC Notícias. ‘Geração 90’ surge no seguimento do Geração 70 e do Geração 80, dois podcasts de grande sucesso, da autoria de Bernardo Ferrão e de Francisco Pedro Balsemão.

Júlia Palha abre assim as portas à geração que cresceu com a revolução digital e que vive ansiosa em relação ao futuro. No ‘Geração 90’, fala-se de forma leve do peso que acarretam os sonhos e as expectativas.

NEWSLETTER

Assine a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades

Aceito a inscrição na nossa newsletter.